quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Professor de Matemática usa a internet para incentivar o estudo dos alunos



ícone boas práticas
Como tornar uma aula mais interessante? O professor de matemática Alexandre Leiria Machado implantou neste ano uma iniciativa bem-sucedida nas turmas de 1º ano do ensino médio do Colégio Militar, em Porto Alegre.
Ele utilizou a internet para incentivar o estudo entre os alunos, a partir de uma plataforma que permite a publicação de textos, vídeos e exercícios, além de um plantão de dúvidas.
A ideia surgiu durante o mestrado em Educação em Ciências e Matemática, na PUCRS, quando Leiria se familiarizou com o Moodle em uma das disciplinas, um aplicativo gratuito usado no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem.
“Os estudantes deixam perguntas na plataforma, os colegas dão respostas, explicam como resolver as questões, e nós, professores, ajudamos”, diz.
Outros docentes da escola também gostaram do projeto e implementaram em suas aulas. A professora de Física Luciana Pimentel, do 9º ano do ensino fundamental, perguntava-se como motivar os alunos na área das exatas.
Com o Moodle, ela pôde aliar o computador, uma das paixões dos adolescentes, ao ensino tradicional. Chegou a aplicar uma das provas da sua disciplina por meio do ambiente virtual, que sorteava as questões e fornecia o resultado na hora.
“Podemos oferecer material extra de forma mais divertida. O chat de dúvidas é muito procurado, principalmente em véspera de prova”, aponta.
Fonte: Zero Hora (RS)

0 comentários:

Postar um comentário

REDES SOCIAIS

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More