A Olimpíada de Língua Portuguesa- Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, e tem o objetivo de contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A Olimpíada foi fundamentada na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência das três edições do Programa Escrevendo o Futuro que, desde 2002 a 2007, desenvolveu ações de formação continuada para professores do quinto e sexto anos (quarta e quinta séries) do Ensino Fundamental da rede pública, a fim de orientar a produção de textos dos alunos. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um programa de caráter bienal e contínuo que tem o objetivo de contribuir para a ampliação do conhecimento e para o aprimoramento do ensino da leitura e da escrita. Com o tema “O lugar onde vivo”, a Olimpíada valoriza a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos, dividido em quatro gêneros de produção: crônica, poema, artigo de opinião e memórias literárias, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade. Nos anos pares, a Olimpíada realiza um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas (do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio) de todo o país, oferecendo aos professores recursos pedagógicos que disseminam a metodologia adotada pelo programa. “Nos anos ímpares, são desenvolvidas ações de formação para diversos agentes educacionais, entre eles, técnicos das secretarias de educação estaduais e municipais, diretores e professores”, explica Vilma Lages, coordenadora estadual do projeto. Em 2008, o Escrevendo o Futuro se tornou a Olimpíada de Língua Portuguesa- Escrevendo o Futuro, a qual em 2012 terá a sua terceira edição. Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita. Para o aluno: contribui com o exercício de sua cidadania; Para o professor: contribui com o desenvolvimento de práticas pedagógicas de melhor qualidade; Para a comunidade: aproxima as escolas da população local e possibilita o reconhecimento de seus saberes. A Olimpíada possui uma coleção que traz sequências didáticas para o ensino de leitura e produção de textos em quatro gêneros textuais: Poema: quinto e sexto anos (quarta e quinta séries) do ensino fundamental; Memórias Literárias: sétimo e oitavos anos (sexta e sétimas séries) do ensino fundamental; Crônica: nono ano (oitava série) do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio; Artigo de Opinião: segundo e terceiros anos do ensino médio. Para saber mais: Site do CENPEC: Comunidade Virtual- escrevendo o futuro Site da OLP: Olimpíada de Língua Portuguesa |
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