quinta-feira, 29 de março de 2012

Inscrições para o Concurso Tempos de Escola já estão abertas

concurso tempos de escola

A partir desta quinta-feira (1/3), estudantes de todo o ensino fundamental (I e II) e do ensino médio de escolas públicas dos 32 municípios participantes do programa Parceria Votorantim pela Educação – PVE podem se inscrever no Concurso Tempos de Escola, que vai selecionar as redações consideradas mais criativas e relevantes sobre a importância de estudar.
Os alunos podem se inscrever até 20 de maio, pelo site do Concurso:
www.blogeducacao.org.br/temposdeescola. A divulgação dos resultados será em 08 de agosto, aqui no Blog Educação e a premiação acontecerá entre agosto e setembro.
Na sua quarta edição, o concurso é uma iniciativa do Instituto Votorantim, em parceria com o Ministério da Educação – MEC e o Canal Futura. Este ano, o tema que norteia o Concurso é “A minha escola, os meus sonhos” e o objetivo é sensibilizar os estudantes sobre a importância de estudar e sobre o quanto a escola pode contribuir com o desenvolvimento, tanto pessoal como da sociedade. “Para isso, o Concurso estimula que os alunos produzam textos sobre o universo escolar, registrando histórias e vivências que marcam as relações, as conquistas e os desafios que o ambiente da educação na escola proporciona às pessoas”, informa o regulamento do prêmio.
Os participantes podem elaborar redações em diferentes gêneros literários, como biografia, crônica, poesia e reportagem. Elas podem trazer reflexões, percepções e vivências dos alunos ou de pessoas próximas, sempre com foco em educação. Mas fique atento: textos com caráter de denúncia não serão aceitos no concurso.
“O Concurso Tempos de Escola pretende promover, entre alunos, professores e escolas, a consciência sobre a importância de uma educação qualificada para a formação de cidadãos preocupados com o desenvolvimento pessoal e comunitário. Acreditamos que, por meio dos exercícios da escrita e da observação/leitura de exemplos positivos da comunidade, o aluno possa despertar para a necessidade de ampliar seus horizontes e de adquirir conhecimentos que serão imprescindíveis para a construção de seu futuro”, explica Mariana Franco, coordenadora dos programas de Educação, Trabalho e Via, do Instituto Votorantim.
Podem participar do Concurso alunos de Arroio Grande (RS), Barra do Riacho (ES), Barra Mansa (RJ), Capão Bonito (SP), Capão Leão (RS), Caravelas (BA), Catanduva (SP), Conceição da Barra (ES), Fortaleza de Minas (MG), Governador Mangabeira (BA), Itapeva (SP), Jacareí (SP), Jambeiro (SP), Laranjeiras (SE), Miraí (MG), Niquelândia (GO), Paracatu (MG), Paulista (PE), Piraju (SP), Primavera (PA), Resende (RJ), Ribas do Rio Pardo (MS), Rio Branco do Sul (PR), Santa Branca (SP), São Mateus (ES), São Miguel (SP), Sobradinho (DF), Sobral (CE), Três Marias (MG), Vazante (MG), Vila Valério (ES) e Xambioá (TO).
Atenção, escolas!
Para que o Concurso cumpra seu objetivo, é importante que a escola discuta a proposta do prêmio junto aos professores, de forma a incorporá-lo em seu plano pedagógico. As escolas podem, por exemplo, promover encontros entre alunos e educadores importantes para a cidade; fazer um resgate da história da escola; criar espaços de conversas entre estudantes e seus familiares; e motivar os alunos a conhecer os projetos que desenvolve.
Além disso, as escolas devem identificar um professor que tenha interesse em se tornar o orientador, que será responsável por acompanhar os alunos no desenvolvimento da redação e durante a inscrição.
Categorias
Podem participar alunos de ensino fundamental e médio, divididos em três categorias, com temas diferentes para a redação. Independente da categoria, a participação é sempre individual.
Cateogoria 1: destinada para alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, as redações deverão abordar o tema “A escola dos meus sonhos”. Os participantes deverão escrever sobre a escola que consideram ideal, descrevendo o espaço físico, a relação entre as pessoas, os assuntos a serem estudados e as brincadeiras das quais gostariam de participar. Os textos devem ter entre 1.000 e 2.000 caracteres, contando com os espaços.
Categoria 2: destinada a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, terá como tema “A escola realizando sonhos”. Os participantes devem elaborar um texto sobre como a educação contribuiu para uma pessoa da comunidade alcançar seu sonho de vida. Ela pode ser um professor, um funcionário da escola, um vizinho, um líder local, ou qualquer pessoa da comunidade que o aluno conheça e admire.
O estudante deve entrevistar a pessoa escolhida para escrever a redação, além de familiares e amigos que possam contribuir com mais informações sobre como a educação ajudou a mudar a vida da personagem. Ele também pode buscar informações em jornais antigos, revistas e livros. O texto final deve ter entre 1.500 e 2.000 caracteres com espaço.
Categoria 3:  voltada para o ensino médio, o tema será “A escola na construção do meu sonho”. O objetivo é levar o aluno a refletir e escrever sobre como a educação poderá contribuir com a construção do futuro que ele deseja. O texto deve explicar qual a relação entre a educação e o sonho de vida do estudante, sendo que ele pode focar em uma experiência específica que tenha sido marcante ou em uma expectativa geral. A redação deve ter entre 2.000 e 3.000 caracteres, contando com os espaços.
Como eu me inscrevo?
As inscrições devem ser feitas via internet, por meio de uma ficha de inscrição online disponível no site do Concurso. As inscrições e o envio dos textos serão feitos na mesma etapa, sendo que cada participante poderá concorrer com apenas uma redação, indicando obrigatoriamente o professor orientador.
A ficha de inscrição deve conter os dados pessoais e informações para contato, além dos contatos da escola onde estuda e do professor orientador.
Todas as redações inscritas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, que será formada por um representante do Instituto Votorantim, um representante da Comunidade Educativa CEDAC e representantes de parceiros do Instituto.
Ela levará em conta os seguintes critérios: preenchimento correto e veracidade das informações apresentadas na ficha de inscrição; domínio da norma-padrão da Língua Portuguesa; concordância com o gênero literário escolhido; conteúdo relevante e adequado ao tema proposto; e a originalidade e a criatividade das histórias contadas.
Premiação
O Concurso premiará até três produções por município, sendo uma por categoria. Também haverá prêmios para os professores orientadores e para as escolas dos alunos vencedores. Todas as redações vencedoras serão publicadas no Blog Educação.
Os vencedores da Categoria 1 levarão para casa uma Bicicleta Caloi Aro 20, um kit de livros e um diploma de participação. Na Categoria 2, os prêmios são uma câmera digital Sony, um kit de livros e um diploma de participação. Na Categoria 3, os vencedores serão premiados com um netbook HP, um kit de livros e um diploma de participação. Os vencedores terão seu texto publicado em um livro coletivo, que será divulgado em 2012.
Os professores orientadores e as escolas dos alunos vencedores também serão premiados. Eles receberão acesso gratuito à plataforma FuturaTEC, espaço virtual que disponibiliza as diversas produções educativas elaboradas pelo Canal Futura, além de um kit de livros e um certificado de participação em nome do Instituto Votorantim.
O Concurso premiará, ainda, um texto por categoria em caráter nacional. Os três alunos vencedores, assim como os seus professores orientadores, receberão um computador cada e os textos premiados serão tema de reportagem exclusiva do Canal Futura, que visitará a cidade e realizará entrevistas com os alunos, escolas e professores premiados.

0 comentários:

Postar um comentário

REDES SOCIAIS

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More