sábado, 5 de novembro de 2011

Internet faz com que os livros cheguem às mãos de todas as classes sociais

ícone dica da semana
Existe o que cabe no bolso, o colorido, o pesado, o fininho, com desenhos e até o digital… Qual é o seu livro preferido? Neste sábado, 29 de outubro, quando celebramos o Dia Nacional do Livro o  Blog Educação traz aqui a origem desta data e algumas dicas para incentivar a leitura.
O Dia Nacional do Livro é marcado pela inauguração da primeira biblioteca do Brasil, a Biblioteca Nacional. Ela foi fundada no dia 26 de outubro de 1.810, no estado do Rio de Janeiro, por Dom João VI. Hoje ela é considerada pela UNESCO a sétima biblioteca nacional do mundo e, também, é a maior biblioteca da América Latina.
De acordo com estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, o Brasil tem 2,67 bibliotecas para cada 100 mil habitantes. Este número ainda é considerado baixo, mas os interessados em aumentar seu acervo cultural não precisam mais sair de casa para ter acesso a um título. Com as novas tecnologias dos tablets o número de E-books (livros digitais), cresceu vertiginosamente.
As maiores livrarias do país já possuem um grande acervo para a venda deste modelo de livro em seus sites e continuam investindo. Uma das vantagens para o consumidor é que essas obras digitais têm um preço menor do que as obras impressas e não se desgastam ou amarelam com o tempo.
Muitos sites também oferecem o conteúdo gratuitamente em bibliotecas virtuais comunitárias. O Blog Educação preparou uma lista de alguns sites que permitem o download gratuito de alguns livros. Confira:
Biblioteca Nacional Digital do Brasil: http://bndigital.bn.br/
Portal Domínio Público: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Blog E-books Grátis: http://ebooksgratis.com.br/
E-book Cult: http://www.ebookcult.com.br/?acao
Virtual Books: http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/freebook_portugues1.htm
Google Books: http://books.google.com.br/
Por Lygia Gil/ Blog Educação

0 comentários:

Postar um comentário

REDES SOCIAIS

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More