segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ministro prevê oferta superior a 100 mil vagas no próximo ano

Para ministro (C), logística do Enem é eficiente (foto: Fabiana Carvalho)









A oferta de vagas em universidades públicas e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, em janeiro de 2012, superará a marca de 100 mil. A informação foi prestada pelo ministro Fernando Haddad na tarde de quarta-feira, 23, em audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados.

Na edição do segundo semestre deste ano, o Sisu ofereceu vagas em 19 universidades federais, 23 institutos federais, quatro universidades estaduais e dois centros de educação federal e tecnológica (Cefets).

Interessados em debater números e custos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os deputados Wanderley Macris e Duarte Nogueira, ambos do PSDB de São Paulo, fizeram indagações sobre os procedimentos do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Haddad explicou que os custos das provas deste ano não superaram o valor de R$ 48 por candidato. “A média dos vestibulares é de R$ 91; e nós entregamos uma prova em até 3,5 mil quilômetros de distância”, disse.

O ministro explicou ainda que toda a segurança do exame está relacionada a procedimentos de logística e que o MEC está convencido de sua eficiência. “O que me preocupa é a aplicação, onde entra o elemento humano”, observou. Ele fez ainda uma comparação com o Scholastic Assessment Test (SAT), exame nacional norte-americano que registra de mil a duas mil provas com suspeitas de fraude por ano. “E esse exame tem 85 anos”, salientou.

Assessoria de Comunicação Social

0 comentários:

Postar um comentário

REDES SOCIAIS

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More