segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Exame vale o acesso à seleção unificada, ao ProUni e ao Fies

Estudantes do ensino médio que aspiram a vaga na educação superior
 têm o Enem como porta de acesso a programas como Sisu, ProUni e Fies 
(foto: Fabiana Carvalho) O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é usado por estudantes para o acesso a diversos programas do Ministério da Educação. Desde 2009, é uma das portas de entrada em instituições públicas de ensino superior por meio do Sistema de Seleção unificada (Sisu), desenvolvido e gerenciado pelo MEC.

No primeiro semestre deste ano, 83 instituições que aderiram ao Sisu abriram 83,1 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem em 2010. As vagas foram ofertadas por 39 universidades federais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, cinco universidades estaduais e pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE, também federal. Mais de 1 milhão de candidatos concorreram às vagas. No segundo semestre, 48 instituições ofereceram 26,3 mil vagas, disputadas por 446,5 mil estudantes.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudos em universidades, centros universitários e faculdades particulares a alunos de baixa renda que também tenham feito o Enem. Desde 2005, quando o programa foi criado, até o segundo semestre de 2011, foram concedidas 919 mil bolsas de estudos integrais e parciais (de 50% da mensalidade).

Os estudantes que tenham concluído o ensino médio a partir de 2010 também precisam da nota do Enem para se candidatar ao benefício do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Estão isentos da exigência do Enem apenas os professores da rede pública, em efetivo exercício na educação básica, matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou de pedagogia.

A oferta de vagas pelo Sisu e de bolsas do ProUni estará disponível após a liberação dos resultados do Enem deste ano, a partir de 4 janeiro de 2012.

Ionice Lorenzoni

0 comentários:

Postar um comentário

REDES SOCIAIS

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More