sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Instituto Ecofuturo lança campanha para promover o Dia Nacional da Leitura

ícone acontece

O que comemoramos no dia 12 de outubro? Você provavelmente deve ter respondido Dia das Crianças ou o feriado religioso. Mas, a mesma data também marca o Dia Nacional da Leitura. Como forma de sensibilizar a sociedade para a importância da leitura e incentivar o gosto pelos livros ainda na infância, o Instituto Ecofuturo realiza, desde 2006, uma campanha em celebração à data. Neste ano, as ações da campanha intitulada “Todo dia é dia de ler” destacam o papel das bibliotecas públicas no processo de formação de leitores.
“Os caminhos para a formação do leitor começam em casa, com apoio atento e permanente dos pais e da família, passam pela escola, pelas mãos dos professores, e se estendem às bibliotecas, com apoio permanente dos bibliotecários. Ler todo dia rima com Biblioteca Todo Dia”, afirma texto de divulgação da campanha.

Uma das novidades trazidas neste ano é o lançamento de uma página de mobilização da campanha disponibilizada no site do Instituto Ecofuturo (www.ecofuturo.org.br/diadaleitura) e que tem como intuito compartilhar informações para uma ampla participação da sociedade nas discussões em torno de uma política pública de leitura e de bibliotecas.
Construída numa linguagem simples e acessível, a página reúne uma série de dados e dicas sobre a importância da leitura ainda na infância e que servem de orientação para familiares, educadores, bibliotecas, empresas e demais interessados se mobilizarem e participarem da campanha.
Na página é possível encontrar, por exemplo, materiais para download gratuito como o “Passaporte da Leitura e da Escrita pra Qualquer Lugar do Mundo”, publicação de bolso do Ecofuturo com dicas sobre como inserir a leitura na vida de crianças e jovens de todas as idades; o “Roteiro de Leitura Pública”, que traz orientações para a organização de uma boa roda de leitura; sugestões de textos por faixa etária, além de outros materiais e uma cuidadosa seleção de obras dos maiores nomes da literatura nacional e internacional.
Para acessar no site do Instituto Ecofuturo a Biblioteca Virtual com os materiais de apoio ao Dia Nacional da Leitura clique aqui.
Saiba também como você pode participar do movimento e estimular a leitura em sua comunidade. E conheça, ainda, o histórico da campanha.
Com informações do Cenpec e do Blog da Mobilização

0 comentários:

Postar um comentário

REDES SOCIAIS

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More