Iniciativa dos Observatórios Jovem da UFF e da Juventude da UFMG, o Emdiálogo foi lançado este ano, com a proposta de estimular e contribuir para a troca de ideias entre todos os interessados na melhoria das condições da escola pública de ensino médio no Brasil, mas o foco maior de atenção, ressaltam os organizadores, é “para a escuta e a participação dos jovens e das jovens estudantes”.
Para ativar o debate, o portal lança perguntas: Como vai sua escola? Você acha que ela está ajudando para a construção de seu futuro? Dizem que a escola de ensino médio precisa ter qualidade, mas o que é qualidade para você? “Acreditamos que as respostas para estas e outras perguntas sairão de diálogos. E é a serviço do diálogo entre os jovens e com os jovens que as seções e conteúdos do portal estarão à disposição”, ressalta o texto de apresentação do novo portal.
Informação em rede
O portal funciona também como agência de notícias voltada para o que está acontecendo no ensino médio. “Para que o diálogo possa acontecer, a informação é fundamental. Nossa atenção é direcionada tanto para o que ocorre nas políticas públicas e nos sistemas educacionais quanto para o dia-a-dia das escolas”, destaca a equipe do portal, que quer ver a notícia vindo de “baixo para cima”, a partir do crescimento de uma rede de estudantes observadores de escolas. Para integrar o grupo como um observador, basta entrar em contato pelo e-mail: emdialogo@gmail.com.
O EmDiálogo tem interação com redes sociais já utilizadas pelos estudantes do ensino médio, como Orkut, Facebook e Twitter, e também mantém comunidades virtuais como Feito EM Diálogo e Escola da Vez. Mas o grupo quer fomentar ainda mais a participação dos estudantes e incentiva-os a criar suas próprias comunidades, “um canal próprio para o compartilhamento de notícias, para a expressão de opiniões, a troca de interesses e conhecimentos e lugar para fazer amizades com jovens de todo o Brasil”.
O importante, diz a equipe do portal, é que cada um possa contar como anda a sua vida na escola. “Dê seu recado, aponte os problemas e ajude a encontrar as soluções. Divulgue também aquilo que está dando certo em sua escola e que pode virar boa realidade em outra escola.”
Professor
Parte importante do diálogo para pensar e transformar o ensino médio, o professor, assim como outros parceiros de interesse no território escolar, também é convidado a expressar suas opiniões no EMdiálogo, abordando, por exemplo, sua visão sobre a escola, seus problemas e as soluções que estão encontrando para fazer do colégio um bom lugar para se estar. “Pensem neste espaço de troca como aquele papo amigo que gostamos de ter com os professores, na sala, no recreio ou mesmo quando nos encontramos fora da escola”, sugere a equipe, deixando um recado final:
“Queremos estimular mais e melhores diálogos nas escolas e também abrir espaços para que as boas práticas já existentes circulem e que surjam novas experiências de conversação, entendimento e busca de soluções para os graves problemas encontrados nas escolas de ensino médio público no Brasil.”
0 comentários:
Postar um comentário