quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Aluno de Escola Profissional vai participar da VII Jornada Espacial


O aluno João José de Sousa Neto, da Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva, em Barbalha, vai participar da VII Jornada Espacial, em São José dos Campos, São Paulo, de 30 de outubro a 05 de novembro próximo.  A conquista é resultado de sua participação na XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB), em maio passado. Conforme a Comissão Organizadora da OBA, o estudante obteve um excelente desempenho. João José ficou entre os primeiros lugares no país, com a nota 9,8.



O diretor da escola, Luiz Rodrigues da Paixão, explica que o núcleo gestor ficou feliz pela vitória do aluno e por saber de sua colocação no evento. Durante a viagem, João José será acompanhado pelo professor Andrevaldo Glaidson Pereira Tavares, coordenador da Olimpíada em sua escola e responsável pelo aluno durante o evento.  Ele destaca que além de estar entre os melhores do país, outros 18 alunos da unidade foram classificados para as seletivas às vagas que representarão o Brasil na Olimpíada Latino Americana de Astronomia - OLAA (modalidade Internacional) 2012.


A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma realização anual, promovida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esse ano, reuniu 900.000 alunos distribuídos em escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O evento é ponte para seleção dos alunos que participarão da OLAA  na qual 17 alunos da escola foram pré-selecionados para disputar vaga dentre os 100 melhores do país. O aluno João José também participa  da pré-seleção e foi contemplado com um curso que acontecerá durante a Jornada Espacial.

Veja entrevista feita com o aluno João José. 

Qual a importância dessa conquista?

"O prazer de ter alcançado nota máxima na XIV Olimpíada de Astronomia e Astronáutica - OBA, juntamente com outros dois alunos de outros estados, é muito satisfatório, pois pude observar que não há limites para quem tem a força de vontade e perseverança.

Essa foi a primeira vez que participou da Olimpíada?

Minha vontade de conseguir mostrar meus conhecimentos na área de Astronomia e Astronáutica, me fez estudar para assim poder compartilhar minha experiência com os outros colegas. A primeira oportunidade de participar da OBA  aconteceu no ano de 2006, quando fui premiado com medalha de bronze, e, no ano seguinte prata. Só agora, na edição de  2011, cheguei ao ouro, isto só aconteceu porque não desisti e acreditei no meu potencial.

Qual a sua expectativa em relação à Jornada Espacial?

A Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva, escola onde estudo, me abriu novos horizontes para que pudesse alcançar minha meta. Sempre tive vontade de conhecer mais coisas sobre o universo e como fazer para chegar fora da atmosfera da Terra. Agora tenho a oportunidade de conhecer um observatório, assistir a palestras de pessoas que entendem do assunto e conhecer o astronauta Marcos César Pontes. Chegar onde cheguei, não imaginava que conseguiria, mas sempre sonhei com isso. Vou lutar para conseguir ir mais longe, e quem sabe, realizar o meu sonho de ser astronauta."

0 comentários:

Postar um comentário

REDES SOCIAIS

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More