19 de agosto de 2011
A etapa de inscrições do Concurso Tempos de Escola 2011 terminou no dia 15 de agosto e o resultado não podia ser melhor. Ao todo foram registradas 2.990 redações inscritas, um crescimento de mais de 330% em relação ao número de participantes do ano passado. Considerando neste comparativo apenas as categorias Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, as mesmas existentes nas edições anteriores do concurso, o aumento chega a mais de 110% no número de inscrições.
O grande destaque foi a participação dos estudantes do Ensino Fundamental 1, que responderam por 50% do total de redações inscritas. A inclusão da categoria que abrange esta etapa da educação básica foi, aliás, uma das novidades do concurso neste ano.
Já a categoria Ensino Fundamental 2 contabilizou 39% das inscrições e os 11% restantes vieram de estudantes do Ensino Médio.
No ranking de participação por município, o primeiro lugar em número de inscrições ficou para um dos mais recentes integrantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação: a cidade de Aracruz, no Espírito Santo, com 364 redações. Seguida de perto vem Sobral, no interior do Ceará. Considerado uma referência em educação de qualidade, o município cearense efetuou 352 inscrições.
Ocupando a terceira, quarta e quinta posições do ranking estão, ainda, as cidades de Conceição da Barra, também no Espírito Santo, com 290; Niquelândia (GO) com 233; e Piracicaba (SP) com 187 redações, respectivamente.
Avaliação
As redações recebidas passarão agora por uma avaliação que contemplará duas etapas. Num primeiro momento, será feita uma triagem dos textos. Após esta etapa, uma Comissão Julgadora, formada por representantes do Instituto Votorantim, MEC, Canal Futura e Blog Educação, escolherá os três melhores textos de cada município, sendo um de cada categoria.
O resultado do concurso será divulgado até o dia 06 outubro no Blog Educação. Os prêmios serão entregues aos alunos vencedores (de acordo com suas categorias), bem como aos professores orientadores e às escolas. O concurso entregará, ainda, um computador de presente para os autores das três melhores redações escolhidas entre todos os participantes do Brasil, assim como para os respectivos professores orientadores.
Criado com o intuito de estimular a prática da escrita e valorizar o trabalho de alunos e professores, o concurso é uma iniciativa do Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da Educação – MEC e o Canal Futura.
Por Cleide Quinália / Blog Educação
O grande destaque foi a participação dos estudantes do Ensino Fundamental 1, que responderam por 50% do total de redações inscritas. A inclusão da categoria que abrange esta etapa da educação básica foi, aliás, uma das novidades do concurso neste ano.
Já a categoria Ensino Fundamental 2 contabilizou 39% das inscrições e os 11% restantes vieram de estudantes do Ensino Médio.
No ranking de participação por município, o primeiro lugar em número de inscrições ficou para um dos mais recentes integrantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação: a cidade de Aracruz, no Espírito Santo, com 364 redações. Seguida de perto vem Sobral, no interior do Ceará. Considerado uma referência em educação de qualidade, o município cearense efetuou 352 inscrições.
Ocupando a terceira, quarta e quinta posições do ranking estão, ainda, as cidades de Conceição da Barra, também no Espírito Santo, com 290; Niquelândia (GO) com 233; e Piracicaba (SP) com 187 redações, respectivamente.
Avaliação
As redações recebidas passarão agora por uma avaliação que contemplará duas etapas. Num primeiro momento, será feita uma triagem dos textos. Após esta etapa, uma Comissão Julgadora, formada por representantes do Instituto Votorantim, MEC, Canal Futura e Blog Educação, escolherá os três melhores textos de cada município, sendo um de cada categoria.
O resultado do concurso será divulgado até o dia 06 outubro no Blog Educação. Os prêmios serão entregues aos alunos vencedores (de acordo com suas categorias), bem como aos professores orientadores e às escolas. O concurso entregará, ainda, um computador de presente para os autores das três melhores redações escolhidas entre todos os participantes do Brasil, assim como para os respectivos professores orientadores.
Criado com o intuito de estimular a prática da escrita e valorizar o trabalho de alunos e professores, o concurso é uma iniciativa do Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da Educação – MEC e o Canal Futura.
Por Cleide Quinália / Blog Educação
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